Com uma análise rápida, é possível constatar que o consumo de energia dos Data Centers eleva o custo das operações, sendo uma dor significativa nas organizações.
Consciente desse desafio, investimos no desenvolvimento de um projeto que buscasse contribuir para a solução de maneira praticável, desta forma, chegamos ao desenvolvimento das Portas Smart Server.

Quais os diferenciais das Portas Smart Server?

Normalmente, portas de racks são desenvolvidas totalmente em aço, com a frente de tela de gradil ou vidro. A solução desenvolvida em nosso projeto inseriu venezianas de policarbonato de alta densidade V0/RoHs, transformando as portas em uma espécie de cooler, otimizando o fluxo de ar aumentando a troca térmica entre o corredor frio e o corredor quente do datacenter, através do rack. Com isso, as portas tornam-se parte da solução que entrega maior eficiência energética.

Qual o impacto das Portas Smart Server na operação do Rack?

O trabalho das Portas Smart Server é justamente proporcionar maior eficiência energética aos racks modulares, com sua aplicação, a gestão térmica que é feita automaticamente é muito superior ao que acontecia com as portas convencionais, reduzindo o consumo de energia do ar condicionado e trazendo impacto inclusive na vida útil do mesmo.

O CFD (Computer Fluyd Dinamic), modelo de estudo utilizado para avaliar a eficiência do nosso projeto, foram mensuradas as variáveis de incerteza como: temperatura ambiente, renovação do ar ambiente, localização dos processadores e a potência dos “coolers”. O modelo determinou o dimensionamento e direcionamento das venezianas da porta traseira do rack proporcionando a redução do consumo de energia.

A redução do consumo de energia com a instalação das Portas Smart Server é de 12% a 20%, trazendo uma economia significativa às operações de TI, com um payback total de até 30 meses para as empresas.

Estudos e Testes.

Como já mencionamos, temos à disposição o CFD que traz estudos de modelos e comparativos atestando a eficiência alcançada pelas Portas Smart Server, é possível acessá-lo aqui.

Outro ponto interessante é que temos os testes de segurança contra incêndios e impactos também de maneira visual. Os materiais utilizados na produção das portas são resistentes e não inflamáveis, como pode ser visto aqui.

Desenvolver soluções viáveis para a infraestrutura de ambientes de TI é a nossa grande paixão, a inovação está em nosso DNA. Esse projeto é totalmente desenvolvido por nossa equipe de tecnologia, liderado por nosso Fundador e CEO Flávio Diaferia e é patenteado por nós no Brasil e nos Estados Unidos, e ganhou o prêmio DCD Awards 2013.

Quer saber mais sobre inovações que podem trazer o melhor impacto ao seu projeto? Fale conosco!

Fontes:
Análise Modelo de Tomada de Decisão | Inovação | Patente – Marcos Guimarães
CFC Eficiência Energética